Sanmta Casa e HR
Início: 24/11/2021 00:01 | Fim: 30/11/2021 00:00
Definida pelo decreto 10.036/03, a última semana do mês de novembro é oficialmente a semana nacional do doador voluntário de sangue. Definida pelo decreto 10.036/03, a última semana do mês de novembro é oficialmente a semana nacional do doador voluntário de sangue. Com o objetivo de agradecer os benefícios proporcionados pelos doadores, o decreto determina que sejam feitas “campanhas destinadas a divulgar a importância do ato de doar sangue” e “homenagens públicas ao doador voluntário de sangue.”
Uma pessoa adulta tem, aproximadamente, cinco litros de sangue circulando no corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, “em uma doação são coletados, no máximo, 450ml” e “a quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação”.
Para o Centro de Hematologia de Santa Catarina, “esta semana, bem como os primeiros dias de dezembro, representa um período de coleta de sangue extraordinário, onde há um aumento nas doações, incrementando o estoque até final do mês de dezembro. Historicamente, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, há uma diminuição nas doações de sangue, devido ao fato das pessoas estarem envolvidas com outras atividades: festas, férias escolares, férias de trabalho.”
O sangue doado é dividido em diversos componentes – como plaquetas, plasma e hemácias – e, por isso, uma única coleta pode servir para a recuperação de várias pessoas que esperam doação.
De acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília, o Distrito Federal “é hoje a unidade da Federação que tem a maior participação de jovens na doação voluntária de sangue. De janeiro a novembro deste ano, já foram registradas 23.530 doações, na faixa etária de 18 e 29 anos de idade, o que garante sangue seguro e de qualidade para 70.581 pacientes, aproximadamente”.
Para ser doador, é necessário ter boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50kg e, no momento da doação, apresentar documento de identidade com foto.
Acesse a lista de hemocentros no Brasil e veja onde você pode doar sangue.
Redação: Thaís Dutra
Sanmta Casa e HR
Sanmta Casa e HR